segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Grupo Interactuar
Palestra Thiago Arantes – Riot

25/09/2009

Frequentemente nos deparamos com a seguinte pergunta: Como você imagina sua vida daqui a 5 anos? Olha, haja imaginação, pois, se a tecnologia continuar evoluindo com tanta rapidez, não tenho ideia do que está por vir...
Agora deixa eu fazer uma outra pergunta, você imaginava ser dependente do Facebook 5 anos atrás? Ou, ainda, ter que informar para seus seguidores no Twitter o que você almoçou ou o quanto gostaria de estar em casa ao invés de estar no trabalho? Pois é, ouso dizer que nos tornamos dependentes das mídias sociais online, aliás, não é por acaso que o Orkut é o site que tem maior tempo de permanência dos usuários brasileiros. Somos a geração “slash”, “Y”, que vive na era da informação! Somos bombardeados o tempo todo por informações, mesmo que muitas delas não sejam tão importantes assim...




(Fonte: Revista Superinteressante, edição 270, OUT/2009)

Nós somos a geração que cresceu junto com a internet, tivemos a oportunidade de presenciar a migração da Web 1.0, quando, não muito tempo atrás, éramos meros espectadores, admirando todo aquele conteúdo que a telinha do computador podia nos proporcionar, para a Web 2.0, onde nós somos o conteúdo, qualquer um é responsável por produzir, publicar, consumir e moderar qualquer tipo de informação, a telinha do computador passou a ser alimentada pelos seus fiéis usuários.




As mídias sociais nada mais são do que conversas entre pessoas, consumidores e empresas. Voilá, chegamos ao ponto que foge do nosso controle: as empresas. Aliás, reformulando, chegamos ao ponto que foge do controle delas: milhares de pessoas se conectando o tempo todo. Ahn??? Ok, vamos por partes, as empresas mais antenadas têm procurado as maneiras mais inovadoras de se comunicarem com seus consumidores, e, muitas vezes, somos influenciados por essas empresas indiretamente. Como assim? Uma empresa, por exemplo, a Nokia, cliente do nosso palestrante de 25/09, Thiago Arantes da Riot, identificou uma comunidade uruguaia que parodiava seus principal produto em lançamento na época (o celular N95) e resolveu criar um hotsite com essa idéia, promovendo uma competição entre os internautas e fazendo-os entrarem em contato com o produto sem serem bombardeados por comerciais em seu momento de lazer, aliás, inventar uma imitação do super smartphone tornou-se a diversão daquelas pessoas.
“A Estratégia em Mídias Sociais é uma imersão neste universo de transparência nas relações entre empresa e consumidores.”
Até aí tudo bem, mas, como as empresas podem nos controlar? Pois é, elas não podem! A partir do momento que todo mundo tem o direito de falar o que bem entender as empresas tornam-se vulneráveis. Thiago nos apresentou alguns anticases, aquelas idéias que poderiam ter sido ótimas, mas não foram aceitas pelo público. Ou, um outro exemplo seriam as manifestações online de clientes revoltados. Um caso recente é o super hit do Youtube “United breaks guitars”, onde um cantor compôs uma séria de canções após ter sua guitarra de estimação quebrada em um vôo da United Airlines e, ao reclamar, foi ignorado. O vídeo teve mais de um milhão de views em menos de uma semana.






Agora, o que fazer se sua empresa está sendo mal falada para milhares de pessoas no mundo todo?! Encontrar aí uma oportunidade. Segundo Thiago, momentos de crise exigem uma atitude rápida e criativa por parte da marca, que pode muito bem sair dessa sem muitos estragos. Como, por exemplo, a propaganda das novas Havaianas Fit com o filme “Avó”, que recebeu tantas reclamações e elogios que foi retirado da TV, mas ainda disponível para quem quisesse vê-lo no site da marca.



Portanto, a publicidade deve achar meios de interação buscando sempre ouvir o que o consumidor tem a dizer e o que ele realmente quer, oferecer conteúdos relevantes à essas necessidades, que surpreendam e divirtam ao mesmo tempo e, principalmente, identificar quem vai difundir aquela mensagem, quem são os betas naquele grupo, ou melhor, os formadores de opinião.

Pessoal, esse foi um resumo básico sobre a palestra do Thiago Arantes da agência Riot. Para ter maiores informações é só ir no link abaixo e dar uma olhada nos slides do próprio palestrante:

http://www.slideshare.net/arantes/fatores-de-sucesso-e-medio-de-resultados-em-mdias-sociais


Faça o Quiz e descubra o quanto você prestou atenção na palestra:
http://www.facebook.com/apps/application.php?id=145203182884



Twittadas:




www.twitter.com/interactuar

Assista a cobertura completa em:




http://interactuar.tumblr.com

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