quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Midias sociais: como avaliar e torná-las efetivas na comunicação empresarial?

Boa noite!

Hoje nós vamos discutir, dentre outros tópicos, principalmente sobre uso de mídias sociais no ambiente publicitário. Esse tema foi pauta na palestra com Thiago Arantes que ocorreu sexta-feira passada (25/09/09) na ESPM. Para podermos entregar o máximo possível de informações, a vocês caros leitores, nós fizemos a cobertura via twitter (@midiassociaisg4), skype ao vivo, Orkut (comunidade: mídias sociais nas empresas - http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=94566501), fotos e filmagem para postar no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=-RWCpGLf88w e http://www.youtube.com/watch?v=sTkYcPfnMhM ), além de comunicar previamente aos alunos da CSOS6C no email acadêmico informações como tema, local, horário e redes de cobertura. A grande relevância para a escolha desses formatos para a cobertura foi feita com base na metalinguagem, ou seja, nada melhor do que utilizar mídias sociais para falar sobre mídias sociais.
O palestrante trabalha na Riot (www.riot.com.br), uma agência especializada em mídias sociais, que as definem como “espaços de interação entre usuários. São considerados exemplos de mídias sociais: blogs, redes sociais (Orkut), fóruns, e-groups, instant messengers, wikis, sites de Sharing (YouTube, Flickr).” O Thiago Arantes acredita que a união da publicidade com mídias sociais ajuda a monitorar a opinião dos consumidores sobre uma marca em questão. A metodologia trabalhada pela agência considera os 4C’s como pilares fundamentais: conteúdo relevante, canais adequados, conversação – diálogo entre marca e consumidores - e controle sobre as ações nas mídias sociais.
Mídias sociais são ferramentas online que geram interação social. Elas surgiram através da criação de Bloggers que transformaram a forma de utilizar a internet. Antes, os internautas eram receptores de informações e mais precisamente, em 2003, eles passaram a interagir com o meio, podendo divulgar suas idéias, valores e pensamentos para outros usuários. Tornando assim, um meio ativo de comunicação bidirecional e social simultaneamente.
Atualmente, a mídia social mais utilizada no mundo é o Facebook, um site de relacionamento no qual as pessoas criam perfis para se comunicar com outros usuários. Com a consolidação deste tipo mídia, ocorreu uma migração da utilização de sites editoriais que tem a função de informar para sites sociais de promissor conteúdo.
Com todo esse movimento, a internet passou a ser mais um meio oportuno para a publicidade, já que pode ser considerada como um conteúdo a ser compartilhado. Por ser uma mídia de alta penetração, é possível atingir diferentes tipos de usuários e possui um alto poder de segmentação. Muitas empresas passaram a acreditar no conceito do “Big Idea” da internet, como forma de grande potencial viral, porém a publicidade ainda precisa ser sustentada por um mix de mídias para obter bons resultados. Segundo Wagner Fontoura, ele acredita que as mídias sociais são efetivas, pois “normalmente, todos os dias as pessoas se dão a chance de sair da sua zona de conforto e explorar novas áreas de interesse, conhecer novas pessoas e assumir riscos; de possuírem o controle sobre o que elas fazem on-line. O destino está nas mãos de cada um; podem ser quem quiser, quando quiserem; Além disso, não é um capricho e sim uma tendência que funciona; um conceito que atrai os usuários e continuará atraindo até que a mídia social 2.0 vá embora; sendo que as possibilidades não tem fim. Quem duvida que o MySpace é um sucesso? E o Youtube? Essas plataformas são apenas o começo, logo os usuários terão ferramentas para fazer o que quiserem; E para finalizar, mídia Social é fácil. As ferramentas de mídia social são de fácil configuração e se forem bem feitas são fáceis de ganhar dinheiro.”
Por ser um meio de rápida modificação, no qual as informações se desatualizam rapidamente, o conteúdo precisa ser sempre novo e relevante para que atraia os internautas. Para que as mídias sócias sejam eficazes, os denominados “alfas”, criadores das informações, precisam identificar os “betas” ideais, para repassarem o conteúdo. Segundo David Armano grande desafio das empresas anunciantes é acompanhar o processo online, ou seja, modificar/implementar seus produtos a cada sugestão e/ou resposta de um grupo de consumidores.
A grande vantagem na mensuração das ações feitas na internet é que esta proporciona um feedback instantâneo e tal técnica permite obter tanto dados qualitativos quanto quantitativos. Por meio de dados quantitativos é possível saber o número de acessos a sites, de views de um vídeo, de posts espontâneos em blogs, em posts, redes sociais e fóruns. E já através de dados qualitativos, é possível saber a relevância dos blogueiros que postaram espontaneamente e entender o teor dos seus comentários, sendo que muitas empresas estão utilizando a internet como uma ferramenta similar ao focus group. A precisão para a medição dos resultados da utilização da Internet é muito maior do que em qualquer outro meio.
Apesar dos dados serem muito favoráveis a veiculação na internet, muitas empresas ainda demoram a quebrar esta barreira, seja por medo, ou por não entender a grande relevância e pertinência de uma mídia que veio para somar a todos os outros veículos de comunicação.


Bibliografia:
http://www.cultura.gov.br/site/2008/02/29/a-hora-e-a-vez-das-midias-sociais/


http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI80575-16646,00-MIDIA+SOCIAL+PARA+QUE.html

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