quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Palestra Google 30/10/09




Saber que o Google é o maior site de buscas do mundo é a premissa para qualquer estudante de comunicação ter sua chance no mercado de trabalho. Mas se você é daqueles que busca o sucesso e o prestígio no mercado publicitário, é preciso considerar essa plataforma como o próximo passo da comunicação. Se antes já era difícil, atrair os consumidores com comerciais de 30’ durante a novela das oito, imagine hoje, onde uma única pessoa possui inúmeros papéis durante o dia. Assim, é preciso descobrir uma forma de atrair o consumidor certo (aquele que gosta da sua marca e estaria disposta a pagar por ela), na hora certa (mesmo que isso signifique estar dentro dos elevadores), com a mensagem certa (dizer o que você traria de diferente na vida daquele usuário) e utilizando a ferramenta certa (não, o seu target não irá prestar atenção em um anúncio na tela do metro, se ele não utiliza transportes públicos normalmente). O consumidor contemporâneo passa grande parte do seu tempo em frente à tela do computador, seja no trabalho ou em seus momentos de lazer. Por isso, desconsiderar a internet em um plano de mídia parece ser a maior besteira que uma marca pode cometer nos dias de hoje.



Nossa divulgação da palestra utilizou ferramentas de internet, tais como o Twitter, utilizado para fazer um aquecimento do assunto; Orkut e e-mail, utilizados para chamar as pessoas para a palestra; e ferramentas "offline", como mensagem SMS e o bluetooth dos celulares, que poderia ser acionado durante a palestra para se ter acesso às fotos tiradas no mesmo momento.

Dentro desse contexto, Henrique Russowsky, Gerente de Relacionamento do Google com as Agências no Brasil, apresentou em sua palestra na ESPM – SP, a importância da integração das mídias e principalmente, a utilização do marketing de busca para a sustentação de um bom posicionamento de marca. Atualmente, 77% dos consumidores buscam na internet, informações sobre os carros que intencionam comprar antes de partirem para uma concessionária. O usuário não espera ser impactado, ele vai atrás de informações e sente-se confortável em buscar por uma marca em especial. Por isso, qualquer empresa que tenha notado a importância dessa mídia, deve estar preparada para receber a visita de seu público-alvo, caçando um conteúdo relevante e interativo. Ela deve não só fornecer informações técnicas a respeito de seus produtos/serviços, mas produzir um conteúdo que seja complacente a solução que oferece. E é justamente a relevância, um dos quesitos principais que o Google utiliza para selecionar seus clientes. Os famosos links patrocinados são escolhidos com base na oferta, ou seja, a disponibilidade de budget do cliente e no índice de qualidade do conteúdo fornecido. Sendo o principal site de buscas do mundo e tendo em média 6 bilhões de buscas por dia, seu know-how permite selecionar as empresas ou marcas que sejam a resposta para os consumidores. A busca é a porta de entrada da web para milhões de usuários e, portanto, deve apresentar o que o usuário procura. Para isso, entra em jogo, entender não só aspectos demográficos e psicológicos do target, mas a intenção de busca daquele público-alvo na situação específica. As marcas devem enxergar esses buscadores como uma forma inteligente de sustentar o seu posicionamento e principalmente, receber o consumidor quando esse desejar entrar em contato, momento ansiado por qualquer empresa que deseje aumentar seu market share e algumas casas decimais em seu faturamento.

Se interessou?
Para mais informações, slides, áudio e fotos da palestra, textos relacionados ao assunto, vídeos e curiosidades acesse nosso blog: http://www.palestragoogle.blogspot.com/

Links utilizados na divulgação: www.twitter.com/marianaclas
                                              www.twitter.com/grazielc
                                              www.twitter.com/Jaquelinekang

                                          
CSOS6C – Palestra Google
Grupo 7 - Alessandro Rinaldi, Graziele Cruvinel, Guilherme Zorze, Isabela Horvat, Jaqueline Kang, Mariana Astolphi, Pedro Martinez

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