quinta-feira, 24 de setembro de 2009

DOOH yourself.

O fato das tecnologias gerarem um impacto muito grande na realidade do consumidor com as mídias fez com que a forma de atingir o consumidor, no seu dia a dia, fosse repensada. As pessoas não estão mais concentradas, e as mensagens começaram a se fragmentar. Até então, as pessoas eram atingidas em casa e no trabalho pela internet e pela televisão. E agora? Como impactar o target enquanto ele não está nestes lugares? O mercado ficou preocupado... Colocar anúncios em sites e nos intervalos do Jornal Nacional e da novela das 20 horas, agora, não é a maneira mais eficiente.
Para atingir essas pessoas, você deve estar em sincronia com elas, coerente com o tempo e espaço que estas estão. A capacidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo, também conhecida como ubiqüidade, possibilita uma análise mais aprofundada do perfil do consumidor. As empresas que desejam chegar nesse escopo necessitam investir milhões no setor de comunicação. Surge assim, a mídia digital Out of Home – com conteúdo e publicidade.
Também conhecida como mídia exterior inteligente, é hoje um dos recursos que vem tomando espaço na publicidade, junto com os virais e ações de guerrilha, e algumas vezes uma magnífica mescla de gêneros. Com a chegada da era cidade limpa e a constante mudança de comportamento dos consumidores, chamar a atenção virou uma regra para a sobrevivência das marcas, apesar de algumas ainda não entenderem bem isso, e uma forma de se destacar é usar artifícios inteligentes que interagem com o público de alguma forma, ou simplesmente chame a atenção por ser diferente.
Com ajuda de aparelhos eletrônicos e criatividade no desenvolvimento, as mídias não-convencionais se espalham por diversas cidades do Brasil e do mundo. Hoje o alcance é tamanho que as mídias Out of Home foram parar dentro dos banheiros. Para entender um pouco mais sobre estas mídias, o Mundo do Marketing conversou com os principais profissionais responsáveis por estas mídias no Brasil.
Em muitas estratégias de Marketing a mídia tem grande relevância na hora de atingir o consumidor. Atualmente, a Internet aparece como uma das mais badaladas, alcançando cada vez mais consumidores. Porém, para gerar maior impacto e principalmente o boca-a-boca, as estratégias de Marketing começam a reconhecer as mídias Out of Home como ferramenta fundamental para a comunicação.
Os consumidores de mídias Out of Home já mostraram a eficiência delas e, por isso, hoje o OOH é parte das estratégias de Marketing entre as maiores empresas do país. Porém, para que não se torne uma criação sem conexão com a marca, é preciso haver um link entre a estratégia de Marketing e mídia. Com crescimento cada vez maior, as mídias OOH não se restringem mais a peças ao ar livre. Com a ajuda da tecnologia digital, o mercado oferece hoje uma série de novas mídias que juntas compõem o OOH. Mas, o que pode ser novidade para alguns brasileiros, é comum nos EUA, onde esta mídia detem 4% do mercado publicitário.
A mídia DOOH pode ser dividida em 3 setores:

- Alto impacto: enormes monitores de LCD dispostos ao ar livre, atingindo pedestres e motoristas.
- Ponto de venda: presente em pontos de vendas em geral, esta mídia já era usada, porém não tinha nenhum conteúdo. Os Shoppings do Brasil já trabalham com as mídias OOH através de painéis com materiais jornalístico e publicitário. Além dos centros comerciais, as novas mídias estão também em academias de ginástica, lojas de conveniência, aeroportos, além de transportes públicos e supermercados.
- Audiência cativa: estão em algum lugar por algum motivo. Um exemplo são monitores no elevador da ESPM, que é um local de espera forçada. São nesses momentos que os consumidores estão mais vulneráveis a ações publicitárias. Para conquistar a atenção do consumidor, diferente de uma peça estática tradicional, os anunciantes hoje podem recorrer a uma mídia que pode ser veiculada em tempo real. Estar no elevador se tornou uma viagem mais silenciosa do que já é.

Assim como as mídias tradicionais, o retorno das mídias Out of Home é mensurado através de pesquisas, que passaram a serem feitas para descobrir a penetração deste meio. A ABDOH conseguiu com fosse inserida uma pergunta relacionada ao meio, no IPSOS e no Marplan. “Você viu alguma TV que transmitisse conteúdo próprio nos últimos 7 e 30 dias?”, perguntaram. O resultado foi que 47% tinham visto nos últimos 7 dias e 67% nos últimos 30 dias. De acordo com o Instituto Datafolha, 67% das comunicações feitas pela Elemidia são lembradas e alguns anunciantes têm 30% de retorno em propaganda.
Mesmo com as pesquisas de mercado, os meios perceberam a necessidade de compartilhar informações que mostrassem a proporção da mídia brasileira. Com esse intuito , o jornal Meio & Mensagem criou uma forma dos veículos de comunicação se cadastrarem e divulgarem seu faturamento mensal. Com esses valores, é possível consolidar os valores por meio e divulgar para o público. Site para acessar tais informações: www.projetointermeios.com.br
A eficácia da mídia digital Out of Home está ligada à sua pertinência na conjuntura atual das metrópoles. Com uma concentração cada vez maior de pessoas e serviços, as grandes cidades apresentam uma realidade que torna propícia a oferta de uma mídia formatada exclusivamente para o cenário. “Enfim, os tempos modernos faz com que as pessoas passem muito mais tempo fora de suas casas em comparação há 30 anos”, analisa Waltely Longo.

Mas afinal, o que é a Associação Brasileira DOOH?
A exemplo de iniciativas similares já existentes em outros países, as principais empresas do mercado brasileiro que atuam no setor de mídia digital out of home decidiram se unir para criar uma associação representativa e de prestação de serviços do setor. Nasce assim a ABDOH, uma entidade cuja missão é incentivar as relações entre os associados e o mercado publicitário, produzir e divulgar informações técnicas sobre o segmento, estabelecer normas e procedimentos éticos do setor, padronizar sistemas de controle e avaliação, além de ajudar a disseminar o conhecimento sobre o meio, posicionando-o como uma poderosa ferramenta da construção de marcas de produtos e serviços.
São 13 as empresas sócio-fundadoras da ABDOH:
- CerejaPRN (Varejo)
- CineBoteco (Bares e Restaurantes)
- Elemídia (Elevadores de Ed. comerciais, Hotéis e Universidades, além de academias e Lojas de conveniência)
- Elemidia Empresas (Comunicação Corporativa)
- Elemidia Mall (Shopping Centers)
- Indoormidia (Aeroportos e Shopping Iguatemi)
- Speed Cast (Varejo)
- Strat Digital Signage (Varejo)
- Subway Link (Supermercados e Varejistas)
- TV Minuto (Metro SP)
- TV Mulher & Mãe (Consultórios e Maternidades)
- TvTrem (Trens Metropolitanos – CPTM)
- TVO (Mídia Digital Móvel – Ônibus)

Para os mais interessados, acesse o blog da palestra e confiram notícias, vídeos, fotos e links relacionados.
http://blog.clickgratis.com.br/midiadooh

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